No dia 26 de outubro, a Escola de Guerra Naval (EGN) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se uniram para discutir um tema crucial: a Economia Azul. O evento, intitulado “Colóquio sobre Economia Azul”, reuniu representantes do BNDES e líderes da Marinha do Brasil.

Explorando a Economia Azul

Durante o colóquio, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) William Moreira apresentou os detalhes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) e destacou as oportunidades de colaboração entre a EGN e o BNDES.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Potencial da Economia Azul

Snapinsta.app 398017107 885577923188931 2266066859884889974 n 1080

O Professor Thauan dos Santos liderou a discussão sobre a “Economia Azul e Potenciais Oportunidades para o BNDES”. Este tópico ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável nas áreas costeiras e marítimas, abordando oportunidades para o BNDES investir em projetos que promovam a preservação dos recursos marinhos e o crescimento econômico.

Parceria Estratégica

A presença do Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Júnior, coordenador de Relações Institucionais e Desenvolvimento de Negócios do Cluster Naval Tecnológico do Rio de Janeiro, e do Almirante de Esquadra (FN-RM1) Paulo Martino Zuccaro, presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), demonstrou o compromisso da Marinha em promover a cooperação estratégica para impulsionar a Economia Azul no Brasil.

Inovação Sustentável

O encontro entre a Marinha e o BNDES representa um passo significativo em direção a uma economia marítima sustentável. As discussões sobre colaboração e investimentos apontam para um futuro em que o Brasil aproveite plenamente o potencial de seus recursos costeiros e marinhos.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).