No contexto das celebrações do Dia da Arma de Engenharia, o Comando Militar do Leste (CML), por meio do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), realizou, no dia 8 de abril de 2022, a Festa Nacional da Engenharia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade, realizada no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola) – Batalhão Villagran Cabrita, em Santa Cruz, teve o objetivo de enaltecer e divulgar o patrimônio imaterial da Arma de Engenharia – expresso em suas tradições históricas – celebrar os valores militares, exaltar os feitos do Patrono da Engenharia, Tenente-Coronel João Carlos Villagran Cabrita, e integrar as diversas gerações de engenheiros. Dentre elas, destacam-se a entrada da espada de Villagran Cabrita, a aposição de uma corbélia de flores e o desfile de engenheiros militares da ativa e veteranos.

Ao fazer uso da palavra, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, ressaltou a presença do antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Enzo Martins Peri, a importância do apoio do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, ao recém-criado 5º Gpt E, e as diversas missões que todas as Organizações Militares de Engenharia do Exército estão cumprindo em todo o Brasil: “São diversas obras que a Engenharia vem fazendo de norte a sul, de leste a oeste. Esse é o espírito da nossa arma”, disse.

Finalizando a atividade, os engenheiros militares realizaram, no lago Capitão Amarante, uma demonstração de transposição de curso d’água por meio de botes de assalto; passadeira de alumínio; portada leve e pesada Ribbon Bridge; uma ponte LSB (Logistc Support Bridge); e viaturas M113, da Marinha do Brasil, Guarani e Cascavel. O exercício possibilitou o uso integrado de tropas de Infantaria, Cavalaria Mecanizada, Artilharia e Comunicações, bem como de Fuzileiros Navais.

Texto: 2º Ten Anderson Valim / Fotos: Sd Nobrega

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).