blank

Google News

No contexto das celebrações do Dia da Arma de Engenharia, o Comando Militar do Leste (CML), por meio do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), realizou, no dia 8 de abril de 2022, a Festa Nacional da Engenharia.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A solenidade, realizada no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola) – Batalhão Villagran Cabrita, em Santa Cruz, teve o objetivo de enaltecer e divulgar o patrimônio imaterial da Arma de Engenharia – expresso em suas tradições históricas – celebrar os valores militares, exaltar os feitos do Patrono da Engenharia, Tenente-Coronel João Carlos Villagran Cabrita, e integrar as diversas gerações de engenheiros. Dentre elas, destacam-se a entrada da espada de Villagran Cabrita, a aposição de uma corbélia de flores e o desfile de engenheiros militares da ativa e veteranos.

Ao fazer uso da palavra, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, ressaltou a presença do antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Enzo Martins Peri, a importância do apoio do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, ao recém-criado 5º Gpt E, e as diversas missões que todas as Organizações Militares de Engenharia do Exército estão cumprindo em todo o Brasil: “São diversas obras que a Engenharia vem fazendo de norte a sul, de leste a oeste. Esse é o espírito da nossa arma”, disse.

Finalizando a atividade, os engenheiros militares realizaram, no lago Capitão Amarante, uma demonstração de transposição de curso d’água por meio de botes de assalto; passadeira de alumínio; portada leve e pesada Ribbon Bridge; uma ponte LSB (Logistc Support Bridge); e viaturas M113, da Marinha do Brasil, Guarani e Cascavel. O exercício possibilitou o uso integrado de tropas de Infantaria, Cavalaria Mecanizada, Artilharia e Comunicações, bem como de Fuzileiros Navais.

Texto: 2º Ten Anderson Valim / Fotos: Sd Nobrega