Rio de Janeiro (RJ) – A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra de atualização sobre o conflito na Ucrânia no Comando Militar do Leste (CML). A atividade, presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, contou com a presença de militares do Estado-Maior do CML e do Comando Conjunto Leste, ativado no Palácio Duque de Caxias (PDC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As apresentações foram proferidas pelo Chefe do Instituto Meira Mattos (IMM) da ECEME e Coordenador do Observatório Militar da Praia Vermelha, Coronel Alexandre Santana Moura, pelo Instrutor, Coronel Veterano Cândido Cristino Luquez Marques Filho, e pelo Professor do IMM/ECEME, Doutor Sandro Teixeira Moita. Os palestrantes apresentaram, dentre outros assuntos, as novidades em temos de técnicas táticas e procedimentos, novos meios de emprego militar, além da abordagem informacional do conflito e as narrativas dominantes.

O IMM é a estrutura da ECEME voltada à ligação com o meio acadêmico e com centros de estudos estratégicos, dentro e fora do país. Já o Observatório Militar da Praia Vermelha, dentre outras atribuições, realiza o acompanhamento do cenário geopolítico definido em áreas temáticas de interesse, sob a ótica das Ciências Militares, valendo-se das metodologias empregadas na ECEME.

A atividade teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos militares do CML sobre a doutrina e os materiais empregados no conflito ucraniano, contribuindo para a manutenção da capacitação do Estado-Maior desse Grande Comando Operacional.

Texto: 1º Ten Anderson Valim | Fotos: Cb Francilaine

WhatsApp Image 2022 11 03 at 135601WhatsApp Image 2022 11 03 at 135556WhatsApp Image 2022 11 03 at 135555

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).