A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou,  no dia primeiro de dezembro, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), a diplomação de 34 Oficiais-Alunos do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e 103 Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre os alunos do CCEM-A foram diplomados cinco Oficiais de Nações Amigas da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Índia e República Dominicana.

i2212218401102760A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou, ainda, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar.

Durante a cerimônia, o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica entregou o Diploma de Conclusão do CAEM ao Oficial mais antigo da turma, Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, e o Tenente-Coronel Aviador Eduardo de Jesus Pristo recebeu das mãos do Diretor-Geral do DECEA o diploma Conclusão do CCEM-A e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, por ter se destacado como primeiro colocado no curso.

i2212218400207509Em nome das turmas, o orador, Tenente-Coronel Aviador Waldir Eustáquio Gava, discursou sobre a rotina de estudos e agradeceu a Deus, à família e à ECEMAR por todo o aprendizado adquirido. “Nossa responsabilidade é construir o futuro e levar nossa amada FAB a ser uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais. Com disciplina, patriotismo, integridade, comprometimento  e profissionalismo vamos tomar o lugar que a nós cabe como Oficiais de Estado-Maior e fazer a diferença “, afirmou.

Para o Comandante da “Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira”, Major-Brigadeiro do Ar Avellar, a ECEMAR mostrou ser, mais uma vez, uma Instituição que tem por propósito adaptar-se às exigências da guerra aérea do século XXI, bem como preparar combatentes aptos a conduzir os destinos do Comando da Aeronáutica nos anos vindouros. “Esta Escola, no cumprimento de sua missão, proporcionou aos discentes o esmerado treinamento necessário a um assessor de alto nível, dentro de elevados padrões de Ensino, para atuar em cenários complexos e dinâmicos, aptos a fazer frente aos desafios com os quais serão constantemente confrontados a partir de agora”, concluiu o Oficial-General.

Sobre os cursosi2212218393709713

O Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) tem por finalidade proporcionar aos Coronéis dos quadros de Aviadores, Engenheiros, Intendentes, Médicos e de Infantaria, em condições de ascender ao generalato, os conhecimentos necessários, ao planejamento institucional e à alta administração do Comando da Aeronáutica. O Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A) tem por finalidade capacitar os Oficiais Superiores dos quadros de Aviadores, Intendentes e Infantaria, para o exercício de funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Chefia e Direção.

Revisão: Coronel Schenk / ECEMAR

Fotos: Soldado Mascarenhas / ECEMAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).