Seminário do PLADEPO conduzido na modalidade híbrida

A Diretoria-Geral de Navegação realizou, em 12 de setembro, o Seminário do Plano de Desenvolvimento do Programa Oceano (PLADEPO), no Complexo Naval da Ponta da Armação, em Niterói (RJ). O evento, conduzido na modalidade híbrida, contou com a participação dos coordenadores e gerentes, distribuídos por todo o País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O seminário deste ano abordou três temas distintos: Produtos Cartográficos em Apoio às Operações Navais (PROCARTO); Centro de Integração de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE): Exibição de Cartas Eletrônicas de Navegação (ENC) e Camadas Adicionais Militares (AML); e Produtos Meteoceanográficos em Apoio às Operações Navais (PROMETOC).

Após as palestras, houve um período de debates sobre os temas apresentados. Ao final, o Diretor de Hidrografia e Navegação, representando o Diretor-Geral de Navegação, realizou o encerramento do evento e parabenizou os palestrantes do Centro de Hidrografia da Marinha e do Instituto de Pesquisas da Marinha. Ele reiterou, ainda, a importância de que o Setor Operativo avalie os produtos e protótipos do PLADEPO, e sugira aprimoramentos.

O PLADEPO, cujos seminários costumam ser realizados anualmente, foi criado em 1984 com o propósito de prover ao Setor Operativo da Marinha informações do ambiente marinho e fluvial de interesse para o planejamento e execução das Operações Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).