Com o objetivo de estreitar laços e ampliar o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) ministrou, no dia 20 de setembro, palestra para os colaboradores da empresa MODEC Brasil, uma das principais entidades que atuam no mercado internacional de Floating Production Storage and Offloading (FPSO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

propósito do encontro foi apresentar à audiência o papel normatizador da Autoridade Marítima Brasileira (AMB) e a legislação para a área do meio ambiente, além do Plano Nacional de Contingência (PNC) para incidentes de poluição por óleo em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

O evento, que ocorreu na sede brasileira da empresa, no Rio de Janeiro, foi transmitido online para as filiais da MODEC em outros estados.

A ação reforça a importância do papel da AMB no que tange à preservação do meio ambiente marinho, enfatizando a necessidade de um comportamento responsável para o uso do mar de forma consciente, mantendo como foco a manutenção dos mares e rios seguros e limpos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).