O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, na última segunda-feira (11/04), o Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin. A reunião teve como objetivo aproximar as organizações e ampliar a parceria entre o INPE e o DCTA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O INPE é uma unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que possui papel relevante na área de pesquisa e desenvolvimento, sendo responsável pelo desempenho de atividades em favor da Ciência Aeroespacial Brasileira.

i2241215202602695O Diretor do INPE ressaltou que já esperava resultados positivos com a reunião e apontou a importância de reforçar a interação entre as duas instituições. “O INPE, o DCTA e todos os seus Institutos já vêm trabalhando à longa data e têm parcerias envolvidas em todas as frentes. Não me surpreende o resultado obtido na reunião de hoje, que trouxe mais benefícios para a sociedade brasileira, buscando a economicidade e o melhor desempenho para a Força e para a Ciência Espacial do País”, afirmou.

Também estiveram presentes na visita, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; e o Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.

Fotos: Soldado J. Alves / DCTA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).