O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, recebeu a visita do Comandante da Força Aérea da Índia, Tenente-Brigadeiro Vivek Ram Chaudhari, e do embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, na sede da Pasta. Durante a reunião, foram discutidos diversos temas relevantes para ambos os países, incluindo o fortalecimento da cooperação, o desenvolvimento na área espacial e a fabricação de placas eletrônicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além disso, os representantes indianos anunciaram a participação na LAAD Defence e Security 2023, a maior feira do setor na América Latina, que acontecerá em abril no Rio de Janeiro. Essa feira é uma oportunidade para empresas e representantes de diversos países apresentarem suas tecnologias e discutirem parcerias e oportunidades de negócios no setor de defesa.

A visita da comitiva indiana reforça a importância da cooperação entre Brasil e Índia, dois países emergentes com grande potencial na área de defesa e tecnologia espacial. Além disso, a discussão sobre a fabricação de placas eletrônicas e a instalação de locais para manutenção de aeronaves mostra o interesse em desenvolver e fortalecer a indústria nacional nesses setores.

Com essa visita, espera-se que novas parcerias e oportunidades de negócios possam ser exploradas entre Brasil e Índia, trazendo benefícios para ambos os países e fortalecendo a cooperação na área de defesa e tecnologia espacial.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).