A capital do país, Brasília, foi palco de uma grandiosa celebração em 25 de agosto, o Dia do Soldado. A data, que reverencia o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, foi marcada por uma formatura e um desfile militar que atraiu a atenção de todos, desde crianças a idosos. O evento contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e diversas outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mensagem do Comandante

imagem 2023 08 26 060211955

O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em sua fala, destacou o legado de Duque de Caxias, um líder que sempre valorizou a bravura, a generosidade e o respeito ao próximo. Ele também fez questão de se dirigir diretamente aos soldados presentes, reforçando a confiança que a população brasileira deposita neles. “Meus comandados! Guiados pelo espírito de servir à Pátria, vocês são os fiéis depositários da confiança dos brasileiros”, afirmou o General Tomás. E, em um momento de grande emoção, reforçou o compromisso do Exército com a soberania nacional, exaltando a coragem e os valores dos soldados brasileiros.

Sonhos e Reconhecimento

imagem 2023 08 26 060245187

O evento também foi marcado por histórias inspiradoras. O Soldado Erik, do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, compartilhou sua jornada e realização pessoal. “Há um ano eu vi a formatura e falei ‘ano que vem eu pretendo participar’. Fiz meu alistamento e hoje eu estou aqui realizando esse sonho”, contou. Além disso, a cerimônia foi palco para a entrega de medalhas, reconhecendo indivíduos e instituições que prestaram inestimáveis serviços ao país e ao Exército.

Duque de Caxias: Uma Eterna Inspiração

imagem 2023 08 26 060328087

Em 2023, o Exército Brasileiro celebra os 220 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Sua trajetória é marcada por feitos notáveis, desde a consolidação da independência do Brasil até vitórias em conflitos na Bacia do Prata. Mas, além de suas conquistas militares, Caxias é lembrado por sua integridade, firmeza e generosidade, valores que continuam a inspirar gerações de soldados brasileiros.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).