A semana começou com grande expectativa no mundo militar brasileiro. A Brigada de Infantaria Pára-quedista deu início, nesta segunda-feira, ao “Silver Wings Challenge 2023”, um evento que promete mostrar a capacidade e destreza das nossas forças armadas. O palco escolhido para a cerimônia de abertura foi o Ginásio Poliesportivo General de Exército Pamplona, localizado no coração do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista. A presença de autoridades militares de alto escalão, como o Comandante Militar do Leste, General André Luis Novaes Miranda, reforça a importância do evento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis e Representatividade

Snapinsta.app 371273061 853311372835689 6080181690429103787 n 1080

A cerimônia contou com a presença de diversos líderes militares, incluindo o General Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército, e o General Adriano Fructuoso da Costa, que lidera a Brigada de Infantaria Pára-quedista. Além deles, o General Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, também marcou presença. O evento não se limitou apenas ao Exército Brasileiro. A Marinha do Brasil também está representada, através do Batalhão Toneleiro, mostrando a união e integração das forças armadas do país.

Preparativos e Expectativas para a Competição

Após a cerimônia de abertura, o General Fructuoso reuniu-se com a equipe responsável pela arbitragem do desafio. Este grupo é composto por militares especializados do Centro de Capacitação Física do Exército e do Centro de Adestramento Leste, além de representantes das Unidades Aeroterrestres. A reunião teve como objetivo alinhar as diretrizes e detalhes da competição, garantindo que tudo ocorra de forma justa e organizada. E a expectativa é alta: já na manhã de terça-feira, os competidores enfrentarão desafios como salto, corrida, pista de cordas e natação.

Um Desafio que Mostra a Força do Brasil

O “Silver Wings Challenge 2023” não é apenas uma competição. É uma demonstração da capacidade, treinamento e dedicação dos nossos militares. Em cada prova, em cada desafio, vemos refletidos os valores e a força das nossas forças armadas. O Brasil estará de olho em cada momento, torcendo e admirando os homens e mulheres que dedicam suas vidas à defesa da nossa nação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).