Brasília (DF) – Neste 27 de outubro, o Departamento-Geral do Pessoal (DGP) celebra seu aniversário. Um histórico de 162 anos desenvolvendo ações que visam a manutenção e o fortalecimento da operacionalidade da Força, com foco naquilo que o exército tem de mais importante: o recurso humano. A gestão e administração de pessoal vem sendo o pilar do DGP neste mais de um século e meio de existência, além cuidar e prestar o devido auxílio à Família Verde-Oliva, constituída por militares da ativa, veteranos, servidores civis, pensionistas e dependentes, por meio de seus órgãos subordinados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sua história iniciou em 1860, com a criação, em 27 de outubro, da Diretoria-Geral do Pessoal, também chamada Repartição do Ajudante-General, vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, embrião do que hoje é o Departamento-Geral do Pessoal (DPG), do Exército Brasileiro. A designação histórica (Departamento Barão de Suruhy) se dá em homenagem e reconhecimento ao Tenente-General Manoel da Fonseca Lima e Silva (tio de Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias), o Barão de Suruhy, primeiro Diretor Geral do Pessoal, por tudo que fez e construiu para o Exército.

A missão do DGP é executar as atividades de administração de pessoal, que lhe são atribuídas, bem como realizar o planejamento, a orientação, a coordenação e o controle das atividades relacionadas com assistência social, assistência à saúde, assistência religiosa, promoções, cadastro e avaliação, direitos, deveres e incentivos, inativos e pensionistas, movimentação, pessoal civil e serviço militar.

Fonte: Departamento-Geral do Pessoal

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).