O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira desempenha um papel vital na segurança dos voos no Brasil, gerenciando o tráfego aéreo de aeronaves de asas fixas e rotativas, incluindo helicópteros. A organização, combinando recursos humanos qualificados, equipamentos de ponta e infraestrutura adequada, assegura a segurança e a fluidez dos voos, abrangendo a aviação civil e militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Regulação Rigorosa para Helicópteros

Os helicópteros no Brasil estão sujeitos a regras e regulamentos rigorosos estabelecidos pelo DECEA, que incluem planejamento de voo detalhado e considerações meticulosas como peso da aeronave, quantidade de passageiros, nível de combustível, altitude de decolagem e pouso, e condições meteorológicas. Este rigor assegura a segurança e eficiência de suas operações no espaço aéreo nacional.

Brasil: Líder Mundial em Frota de Helicópteros

M6W6955

O Brasil possui a maior frota de helicópteros do mundo, com mais de dois mil helicópteros registrados, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). São Paulo, em particular, destaca-se com mais de 410 helicópteros e 260 helipontos, evidenciando a importância de um controle de tráfego aéreo eficiente e especializado.

Inovação com o Sistema HELICONTROL

A FAB desenvolveu o HELICONTROL, um sistema único no mundo, operado na Torre de Controle de Congonhas, São Paulo. Este sistema garante a coexistência segura de aviões e helicópteros, especialmente na aproximação do aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil.

Gestão Especializada na Região Metropolitana de São Paulo

O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP) administram com excelência as rotas especiais para helicópteros na Terminal São Paulo. Essas rotas organizam o tráfego de asas rotativas na região, assegurando a segurança e fluidez do tráfego aéreo sob regras de voo visual (VFR) em espaço aéreo classe G.

Tecnologia Avançada e Procedimentos Rigorosos

O DECEA utiliza softwares e ferramentas avançadas, como o SAGITARIO e o TATIC, além de sistemas de comunicação como o ADS-B, para gerenciar o tráfego aéreo. Essas tecnologias e procedimentos rigorosos são essenciais para manter os altos índices de segurança operacional no controle do tráfego de helicópteros.

Melhorias no Espaço Aéreo Offshore

Com a recente alteração na classificação do espaço aéreo da Terminal Macaé de “D” para “C” e a mudança dos limites verticais e horizontais da área offshore, o DECEA implementou melhorias significativas para incrementar a segurança das operações aéreas na região oceânica.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).