Nesta sexta-feira (30), conclui-se a etapa internacional e presencial da 10ª edição do Curso de Operações de Paz para Mulheres. Organizado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), este curso se dedica a treinar e a impulsionar a participação de mulheres em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Até o momento, mais de 350 mulheres já se formaram nas edições anteriores, demonstrando a importância e o alcance desta iniciativa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Perfil Diversificado das Participantes

foto 2 ciasc
Alunas estrangeiras também participam do curso – Imagem: CIASC

A turma atual é composta por 60 mulheres de perfis diversificados, entre militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, representantes do Ministério da Defesa, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares dos Estados da Bahia e Rio de Janeiro e Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. Também se juntam ao grupo integrantes do meio acadêmico e jornalistas de importantes veículos de comunicação. Notavelmente, o curso conta com a presença de representantes de onze países, incluindo Angola, Camarões, Chile, Estados Unidos, Etiópia, Gana, Letônia, Namíbia, Peru, Tailândia e Uruguai.

Fases do Curso: Da Teoria à Prática

foto 1 ciasc
Participantes realizam atividades práticas – Imagem: CIASC

A primeira etapa do curso ocorreu de 19 a 23 de junho, à distância, apresentando o conteúdo do Core Pre-Deployment Training Materials. Este treinamento básico da ONU tem como objetivo fornecer recursos de treinamento para serem aplicados em missões de manutenção da paz. A segunda fase, iniciada na segunda-feira (26), acontece no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Lá, as participantes têm a oportunidade de conhecer e discutir as experiências e os conhecimentos adquiridos por palestrantes de renome, civis e militares, colocando em foco os desafios enfrentados pelas mulheres em operações de paz.

Palestrantes de Destaque: Uma Visão Global da Manutenção da Paz

foto 3 ciasc
Tenente-Coronel Lausanne Nsengimana Ingabire durante palestra para as alunas do curso – Imagem: CIASC

Dentre as palestrantes, destaca-se a participação da Tenente-Coronel Lausanne Nsengimana Ingabire, Assessora Militar de Gênero no Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Paz da ONU; da Capitão de Corveta (Quadro Técnico) Taryn Machado Senez, psicóloga da Marinha do Brasil e Assessora Militar de Gênero da Junta Interamericana de Defesa; bem como das Doutoras Renata Giannini e Eduarda Hamann, que atuam e desenvolvem pesquisas na área de manutenção da paz no contexto de conflitos.

Com a conclusão deste curso, novas mulheres estão capacitadas para contribuir nas missões de paz da ONU, fortalecendo a representatividade feminina e assegurando que a perspectiva de gênero seja considerada na resolução de conflitos internacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).