No período de 19 de julho a 06 de agosto, os sargentos especialistas em comunicações do Curso de Forças Especiais 2021 (CFEsp) realizaram pedido de cooperação de instrução (PCI) no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Os alunos participaram de instruções teóricas e praticas na Escola de Comunicações, onde aprenderam sobre as capacidades e potencialidades dos mais diversos equipamentos de comunicações do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Já no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica, os alunos do CFEsp foram imersos nas atividades de guerra eletrônica e cibernética, onde adquiriram conhecimentos de elevada importância no cenário atual, possibilitando às Operações Especiais integrar esforços com um dos vetores de excelência do Exército para fazer frente as ameaças do século XXI.

Fonte: Centro de Instrução de Operações Especiais
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).