No período de 11 a 14 de abril, o 40º Batalhão de Infantaria (40º BI) recebeu os pelotões de operações especiais (PelOpEs) do 23º Batalhão de Caçadores (23º BC), de Fortaleza-CE, e 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), de Teresina-PI, para realizarem a Operação Caatinga I. A atividade teve por finalidade adaptar, capacitar e nivelar os militares dos PelOpEs da 10ª Região Militar em Operações no Ambiente de Caatinga.

Durante a semana, foram ministradas instruções de orientação; sobrevivência; gatilhos, abrigos e armadilhas improvisadas; alimentos de origem animal e vegetal; tiro de caça e patrulha. No dia 14 de abril, foi realizado o encerramento da operação no pátio de formaturas do 40º BI, com a participação dos comandantes do 23º BC e 25º BC. A solenidade foi presidida pelo Comandante do 25º BC, Tenente-Coronel Borges, acompanhado do Comandante do 23º BC, Tenente-Coronel Leitão, e do Comandante do 40º BI, Tenente-Coronel Campelo, que, durante o uso da palavra, agradeceu a presença das comitivas, parabenizou os militares pelos resultados obtidos durante a Operação Caatinga I e reiterou a importância do aprimoramento das tropas em todos os ambientes existentes na área de responsabilidade da 10ª Região Militar. Ainda durante a solenidade, foi realizada a premiação dos militares que se destacaram na Operação Caatinga I e a diplomação dos pelotões.

Fonte: 40º Batalhão de Infantaria

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).