As inscrições estão abertas para o Curso de Operações de Paz para Mulheres – etapa internacional. Destinado a mulheres, militares ou civis, do Brasil ou de outros países, o treinamento tem como objetivo capacitar e expandir a atuação do público feminino nas missões de paz da ONU. O curso, que será realizado em inglês, é gratuito e incluirá aulas à distância e presenciais, entre os dias 14 a 30 de junho. Para se inscrever, as candidatas devem enviar seu nome completo, número de telefone celular e contato de e-mail para [email protected].

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) da Marinha do Brasil conduzirá o treinamento, que será dividido em duas etapas. A primeira fase será à distância, de 14 a 21 de junho, cobrindo todo o conteúdo do Core Pre-Deployment Training Materials (CPTM), acessível a qualquer hora do dia. A segunda fase, de 26 a 30 de junho, será presencial, com palestras e atividades práticas no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador (RJ).

Durante o curso, as participantes terão acesso a instruções práticas e palestras por videoconferência com mulheres atualmente envolvidas nas operações de paz da ONU. Estão programados exercícios como a Pista de Liderança, projetada para desenvolver e aprimorar as habilidades de liderança para superar situações de estresse e adversidades; simulador de tiro; simulação de orientação no terreno; e navegação terrestre, além de uma exibição dos meios dos Fuzileiros Navais.

Desde 2018, o COpPazNav já capacitou 291 mulheres para atuar em operações de manutenção da paz da ONU em turmas nacionais e internacionais.

Informações de contato:

Assessoria de Comunicação Social do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais

Inscrições: [email protected]

Telefone: (21) 3386-4512

Website: https://www.marinha.mil.br/ciasc/conteudo/o-coppaznav

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).