Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Enrique Antonio Balbi, da Armada Argentina, visitou o Brasil pela primeira vez desde que assumiu o cargo em fevereiro deste ano. A visita faz parte de um calendário protocolar de visitas operativas às Marinhas da Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai, que compõem a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS). A comitiva do CAMAS é composta por oficiais assessores pertencentes às Marinhas dos Estados-Membros da AMAS.
A programação incluiu visitas às instalações do Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e ao Comando Local de Controle Operativo (COLCO) Brasil, onde foram discutidos temas como a atualização da doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo e procedimentos para prover a segurança do tráfego marítimo e o incremento da consciência situacional marítima.
O CAMAS tem a missão de coordenar ações de direção, monitoramento e defesa do comércio marítimo, pesca e atividades nas águas jurisdicionais dos países integrantes da AMAS. Essas visitas operativas têm como objetivo reforçar os laços de amizade e manter a unicidade de comunicação entre as Marinhas. A comitiva visitou as Marinhas do Paraguai e do Uruguai em março e abril, respectivamente.
A AMAS foi estruturada em 1967 e tem como propósito coordenar ações dos países americanos quanto ao Controle Naval do Tráfego Marítimo continental, estabelecendo um sistema integrado com o COLCO. O cargo de CAMAS é exercido por um Contra-Almirante, em sistema de rodízio bianual entre as Marinhas de Argentina, Brasil e Uruguai.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395