Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A modernização dos processos construtivos na indústria naval, como o empregado na construção da Fragata Tamandaré, tem proporcionado diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais. A produção em blocos permite instalar acessórios e fundações antecipadamente, facilita a colocação de equipamentos a bordo e possibilita a realização de trabalhos em diferentes etapas, de maneira segregada em cada unidade. Além disso, essa abordagem contribui para o aumento da segurança dos colaboradores, mantendo espaços abertos por mais tempo durante a construção.
Inovação no PFCT: projeto “Paperless”
As inovações envolvidas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) se estendem a toda a cadeia produtiva. Projetos desse porte geralmente envolvem uma grande quantidade de documentos impressos, como desenhos, procedimentos e manuais, o que demanda muitas cópias e atualizações constantes. Visando melhorar essa prática, o estaleiro implementou uma metodologia para projetos de engenharia chamada “Paperless”. Essa abordagem consiste em eliminar o uso de desenhos em papel na linha de produção das Fragatas e transformá-los em arquivos digitais.
Benefícios do projeto “Paperless”
A implementação do projeto “Paperless” traz benefícios significativos para a segurança das informações e para o meio ambiente. A confidencialidade exigida em um projeto militar é garantida pelo armazenamento de documentos sensíveis em formato digital, o que dificulta o acesso indevido e vazamentos. Além disso, a redução no uso de papel contribui para a sustentabilidade ambiental e otimização de recursos. Ao adotar essa abordagem inovadora, a construção da Fragata Tamandaré reforça seu compromisso com a modernização e a eficiência no setor naval brasileiro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395