O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) em Manaus realizou, no dia 12 de dezembro, um evento memorável reunindo veteranos militares e suas famílias. Conhecidos como “Velhas Onças” na “Casa do Guerreiro de Selva”, esses veteranos são figuras centrais na construção da história e das tradições deste renomado estabelecimento militar.

Homenagem aos Pioneiros e ao Patrono do CIGS

001

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Muitos dos veteranos presentes trabalharam diretamente com o Coronel Jorge Texeira de Oliveira, o “Teixeirão”, patrono do Centro, e são considerados pioneiros. A reunião serviu não apenas como uma oportunidade para reviver memórias vividas na caserna, mas também para homenagear aqueles que contribuíram significativamente para a história do CIGS.

Presenças Ilustres e Reconhecimento

O evento foi prestigiado por figuras notáveis, como o General de Divisão Veterano Antônio Manoel de Barros, 19° Comandante do CIGS, e o Coronel Veterano Domingos Carlos Sá Novaes, que foi Chefe da 4ª Seção do CIGS e militar de confiança do Teixeirão. Ambos reforçaram a importância da reaproximação dos militares da reserva com o Centro e a prática dos costumes e valores da “Casa do Guerreiro de Selva”.

Destaque para o Protagonismo Global do CIGS

Durante o encontro, foi ressaltado o papel do CIGS como referência mundial no combate em ambiente de selva. As palavras do General Barros e do Coronel Glauco Corbari Corrêa, atual Comandante do CIGS, enfatizaram a relevância da instituição no cenário militar global, especialmente no que tange à guerra na selva.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).