O Conselho Europeu, em comunicado à imprensa, disse ter adotado uma decisão que garantiu a continuação do financiamento europeu para o projeto International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER) durante o período Multianual Financial Framework (MFF) 2021-2027. A contribuição europeia para o projeto para esse período é fixada em € 5,61 bilhões (US$ 6,8 bilhões) nos preços atuais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O acordo ITER foi assinado em 2006 pela Euratom, EUA, Rússia, Japão, China, Coreia do Sul e Índia. A Euratom, que está de acordo com o Acordo ITER, o Partido Anfitrião, assumiu a liderança neste projeto.

Segundo estimativas da Comissão, a importante conquista do primeiro plasma provavelmente ocorrerá em dezembro de 2025, com a operação completa estimada para 2035. “A energia de fusão como fonte de energia comercial viável não deverá produzir eletricidade antes de 2050”, disse o Conselho.

Fonte: Nuclear Engineering International