Conselho Europeu aprova financiamento contínuo para ITER

blank

O Conselho Europeu, em comunicado à imprensa, disse ter adotado uma decisão que garantiu a continuação do financiamento europeu para o projeto International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER) durante o período Multianual Financial Framework (MFF) 2021-2027. A contribuição europeia para o projeto para esse período é fixada em € 5,61 bilhões (US$ 6,8 bilhões) nos preços atuais.

O acordo ITER foi assinado em 2006 pela Euratom, EUA, Rússia, Japão, China, Coreia do Sul e Índia. A Euratom, que está de acordo com o Acordo ITER, o Partido Anfitrião, assumiu a liderança neste projeto.

Segundo estimativas da Comissão, a importante conquista do primeiro plasma provavelmente ocorrerá em dezembro de 2025, com a operação completa estimada para 2035. “A energia de fusão como fonte de energia comercial viável não deverá produzir eletricidade antes de 2050”, disse o Conselho.

Fonte: Nuclear Engineering International

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui