Em 18 de maio, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) conduziu a cerimônia de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Guerra Anfíbia e Expedicionária (C-Ap-GAnfE/2023). A formatura teve como presidente o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois, e contou com a presença do Comandante do CIASC, Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva, e do Imediato do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Vasconcelos Tonini.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O C-Ap-GAnfE: Um Curso Prático e Intensivo

foto 1 0

Durante 19 semanas, o C-Ap-GAnfE oferece uma formação intensiva e eminentemente prática para os Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais. O curso tem como objetivo habilitar os Segundos-Tenentes (FN/QC-FN/AFN) para o exercício das funções operativas de Comandante de Pelotão de Infantaria de Fuzileiros Navais, com uma ênfase marcada no caráter expedicionário.

O currículo multidisciplinar inclui disciplinas como Operações Ofensivas e Defensivas, Operações Anfíbias, Operações Ribeirinhas e Treinamento Físico Especializado, além da realização de quatro Exercícios no Terreno (ET).

Os Novos Profissionais em Guerra Anfíbia

Nesta edição de 2023, o curso contou com a participação de 31 Segundos-Tenentes (FN). Após a conclusão do curso, estes profissionais agora estarão prontos para serem distribuídos pelas organizações militares da Força de Fuzileiros da Esquadra, trazendo consigo uma profunda compreensão da guerra anfíbia e expedicionária e uma preparação prática e intensiva para liderar no campo de batalha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).