blank

blank

blank

A Bitdefender, uma das principais empresas de segurança cibernética do mundo, anunciou o lançamento de um descriptografador gratuito para o ransomware MortalKombat. Isso significa que as vítimas do MortalKombat agora podem acessar seus arquivos sem pagar um resgate.

O MortalKombat é um ransomware que sequestra os arquivos do usuário, exigindo um pagamento em troca da chave de descriptografia. Ele foi detectado pela primeira vez em janeiro de 2023 e tem como alvo usuários aleatórios com e-mails contendo anexos ZIP maliciosos contendo scripts de carregador BAT.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Felizmente, o MortalKombat é baseado no Xorist, uma família de ransomware que é descriptografável desde 2016. Isso torna possível a criação de um descriptografador eficaz para essa cepa específica do ransomware.

O descriptografador da Bitdefender é um executável autônomo que não precisa de instalação em dispositivos infectados. Ele oferece a varredura de todo o sistema de arquivos para localizar os arquivos infectados pelo MortalKombat. O usuário também pode definir um local específico contendo dados criptografados com backup.

A ferramenta também permite que os usuários criem um backup de arquivos criptografados para que não fiquem com dados corrompidos e irrecuperáveis se algo der errado com o processo de descriptografia. Além disso, há uma opção para substituir arquivos descriptografados anteriormente por versões novas e limpas.

O descriptografador da Bitdefender é uma ferramenta muito funcional que pode ser usada por empresas que precisam realizar projetos de descriptografia em massa em grandes redes ou recuperação de dados em sistemas operacionais corrompidos. Ele também pode ser executado a partir da linha de comando, o que o torna ainda mais versátil.

Embora o descriptografador da Bitdefender seja eficaz contra o MortalKombat, ele não pode localizar e remover arquivos Laplas, que é uma infecção de malware separada. Por isso, é importante ter um software antivírus de uso geral para detectar e remover arquivos maliciosos em seu sistema.

Para minimizar o risco de infecções por ransomware e malware, é importante evitar baixar arquivos de fontes obscuras ou anexos de e-mails não solicitados. Manter o software antivírus atualizado também é fundamental para proteger seu sistema contra as ameaças cibernéticas mais recentes.

Em resumo, a ferramenta gratuita de descriptografia do MortalKombat da Bitdefender é uma ótima opção para as vítimas desse ransomware, que agora podem recuperar seus arquivos sem pagar um resgate. Com essa ferramenta, a Bitdefender reafirma seu compromisso em fornecer soluções de segurança cibernética confiáveis e eficazes para seus usuários.

Fonte: DCiber.org