Imagem: Olhar Digital

Após ter anunciado mudanças em sua política de privacidade, o WhatsApp começou a ver muitos usuários migrarem para outros aplicativos mensageiros com recursos diferentes. Já no Telegram, que passou a ficar bastante em alta, uma função que chama a atenção dos usuários é a de esconder o seu número de telefone.

Diferente do que ocorre no WhatsApp, por exemplo, você pode participar de um grupo no Telegram sem que todos os participantes deles saiba qual o número do seu telefone, algo essencial para manter a privacidade. A seguir, confira como esconder o seu número de telefone no Telegram.

Importante

Apesar de você poder ocultar o seu número de telefone no Telegram, você ainda precisará dele para criar a sua conta no mensageiro. Além disto, como mostra o tutorial abaixo, também é possível deixar as pessoas que tem o seu número te adicionarem mesmo com ele ocultado.

Como esconder o número do telefone no Telegram

Antes de realmente ocultar o seu número, você precisará criar um “nick” no Telegram, que é o seu nome de usuário e como outras pessoas poderão adicioná-lo. Para isso, siga este passo a passo:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e baixe ou atualize o Telegram para a última versão disponível;

2. Abra o programa normalmente e, com uma conta já criada nele, toque no ícone representado por “três linhas” e entre em “Configurações”;

blank
Imagem: Olhar Digital

3. Agora, toque em “Nome de usuário” e define um para você.

Imagem: Olhar Digital

Agora que o nome de usuário já foi configurado no Telegram, você pode fazer as outras configurações que permite ocultar o seu número de telefone. Entenda:

1. Abra o Telegram normalmente e toque no ícone representado por três linhas. Então, entre em “Configurações” e vá em “Privacidade e Segurança”;

Imagem: Olhar Digital

2. Toque em “Número de telefone” e marque a opção “Ninguém” para ocultá-lo de todos. Se preferir, você pode deixar apenas os seus contatos visualizarem o número de telefone.

Imagem: Olhar Digital

Ao optar por “ninguém” ver o seu número de telefone, você também poderá definir quem pode ou não te encontrar através dele. Não apenas isso, também será possível adicionar contatos a uma lista de exceções para um maior controle.

Imagem: Olhar Digital

Pronto! Agora, você já sabe como ocultar o número do seu telefone para usar o Telegram com mais privacidade.

Fonte: Olhar Digital

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui