Letzlinger e Munster (Alemanha) – No período de 14 a 18 de novembro, uma comitiva do Exército Brasileiro acompanhou exercícios de treinamento de combate de tropas alemãs nas cidades de Letzlinger e Munster, tudo com a finalidade de conhecer a metodologia e processos de avaliação e certificação de tropas utilizados no Exército da nação amiga.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva, composta pelo Coronel Alessandro Paiva de Pinho e o Tenente-Coronel Sergio Roberto Rosas Tarabossi, ambos do COTer, visitou o Gefechtsübungzentrum (Centro de Simulação de Combate), sediado em Letzlinger, considerado o centro de simulação de combate mais moderno da Europa, e a Schule gepanzerte Kampftruppen (Escola de Tropas de Combate Blindadas), com sede em Munster, onde a comitiva acompanhou um exercício de simulação viva de tropa valor batalhão em seu planejamento, execução e análise pós-ação.

Durante a atividade, foram compartilhados dados afetos aos processos de metodologia de certificação de tropas, aos dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET) utilizados no Exército da Alemanha e às estruturas de Comando e Controle, conhecimentos que contribuirão para o aperfeiçoamento do processo de capacitação e certificação da Força Terrestre, em geral, e do Sistema de Prontidão (SISPRON).

article 7 1

article 6 1

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).