NPa “Guaratuba” aproxima-se do Navio Norte-Americano (USCGC) “Stone”

O Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, realizou exercício com o Navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (USCGC) “Stone” no litoral do estado da Bahia, área sob jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, em 9 de fevereiro.

Na ocasião, foi realizado exercício de Leap Frog, que consiste em uma aproximação lateral entre os dois navios a uma distância de segurança. Além disso, executaram procedimentos de Ação de Visita e Inspeção (AVI), em que o NPa “Guaratuba” simulou ser uma embarcação realizando pesca ilegal e o USCGC “Stone” atuou como navio de abordagem.

A operação conjunta contribuiu para elevar o nível de adestramento e promover o intercâmbio entre as tripulações, bem como incrementar a interoperabilidade entre os navios da Marinha do Brasil e da Guarda Costeira dos EUA. A comissão proporcionou a familiarização e a troca de experiências e conhecimentos sobre os procedimentos adotados em ambas as Forças.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).