O Museu Aeroespacial (Musal) no Rio de Janeiro convida a todos para participar do primeiro evento em homenagem ao 150º aniversário de nascimento de Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação. O evento, que ocorrerá no domingo (18), em Campo dos Afonsos, promete atividades esportivas e culturais gratuitas para toda a família.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Corridas temáticas e ação de combate à pedofilia

Às 8h, será realizada a Corrida Federal Kids – Pais e Filhos Contra a Pedofilia, organizada pelo Instituto Federal Kids, uma organização dedicada à prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. As inscrições podem ser feitas no site do museu.

Além disso, a celebração do sesquicentenário de Santos Dumont incluirá três etapas de corridas – Balão Brasil, 14 Bis e Demoiselle – alusivas aos principais inventos do pai da aviação. As inscrições para essas corridas também podem ser feitas pelo site do evento.

Arraiá do Misar e ação solidária

Após a premiação das provas, por volta das 10h30, o Musal realizará a tradicional festa junina, o Arraiá do Misar. O público poderá desfrutar de apresentações folclóricas, comidas típicas e muita diversão. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer diversas aeronaves históricas e salas temáticas do museu.

O Musal oferecerá estacionamento no local, com vagas especiais para pessoas com deficiência. A direção do museu incentiva a solidariedade, solicitando que os visitantes tragam um quilo de alimento não perecível para ser doado ao Programa Mesa Brasil Sesc RJ, que atende às necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

Alberto Santos Dumont: uma inspiração global

Maurício Carvalho Sampaio, diretor do Musal, destacou a importância global de Alberto Santos Dumont. Suas inovações e contribuições para a aviação são fontes de inspiração no Brasil e em várias partes do mundo. Sampaio ressalta que é uma honra para o Musal e a Força Aérea Brasileira celebrar a memória de Santos Dumont e sua contribuição para a aviação.

Musal: um patrimônio da aeronáutica brasileira

O Musal é o maior museu de aviação do hemisfério sul, e tem como missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica brasileira. Seu acervo inclui diversas áreas expositivas, vídeos, telas interativas, visitas guiadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).