Organizações Militares do Ceará realizam exposição de meios navais na 6ª semana do mar

No dia 15 de junho, a Capitania dos Portos do Ceará e a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará marcaram presença na 6ª Semana do Mar. O evento, realizado anualmente pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, conta com a colaboração de várias instituições públicas e privadas.

Exposição e Palestras das Forças Armadas

Militares da CPCE e EAMCE realizam palestra sobre o aniversário de 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo

As Organizações Militares da Marinha do Brasil localizadas na capital cearense organizaram uma exposição com peças e meios navais. Além disso, palestras sobre a atuação da Força no estado, o processo de ingresso na Marinha e a Batalha Naval do Riachuelo, que completou 158 anos no dia 11 de junho, foram proferidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação e Objetivos do Evento

A 6ª Semana do Mar contou com a participação de estudantes desde o ensino fundamental até a pós-graduação. O evento visa incentivar a pesquisa científica, as inovações tecnológicas, os esportes náuticos e a difusão da cultura oceânica. Um dos principais objetivos é promover iniciativas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos oceanos.

Incentivo à Cultura Marítima

Eventos como a 6ª Semana do Mar são fundamentais para promover a cultura marítima e conscientizar a população sobre a importância dos oceanos para a vida no planeta. Ao mesmo tempo, a presença de instituições como a Marinha do Brasil reforça a importância das ações de defesa e segurança no mar.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).