O Comando Operacional Conjunto Amazônia, por meio do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, prestou apoio logístico ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização da última etapa da operação aérea de recenseamento na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o fornecimento de alojamento e transporte de combustível de aviação para os helicópteros pelo Exército e o transporte de suprimentos e alimentos pelas missões de campo até a localidade de Surucucu pela Força Aérea, os polos de saúde na localidade servirão de pontos de apoio para os recenseadores durante a realização dos trabalhos.

A operação censitária visitará 169 aldeias em Roraima e três no Amazonas e é articulada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, junto a outros ministérios e ao Estado-Maior das Forças Armadas. O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE ressaltou a importância da contribuição do Comando Conjunto na missão e afirmou que sem essa cooperação seria impossível realizar o Censo e contar toda a população residente nessa região.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).