Casa da Indústria de Alagoas recebe palestra sobre o potencial da economia do mar

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na manhã do próximo dia 29 de novembro, Alagoas se tornará palco de um debate crucial para o seu futuro econômico. O auditório da Casa da Indústria receberá o Subsecretário Adjunto de Economia do Mar do Rio de Janeiro, Marcelo Felipe Alexandre, que trará sua expertise em políticas públicas e sustentabilidade para discutir o impacto da economia do mar no desenvolvimento regional.

O potencial da economia do mar para Alagoas

A economia do mar abrange uma vasta gama de atividades, como a exploração de recursos marítimos, turismo costeiro, energia renovável e pesca sustentável. Alagoas, com seu extenso litoral e localização estratégica, possui características únicas para alavancar este setor. A região pode se beneficiar, por exemplo, da geração de energia eólica offshore, um mercado em expansão no Brasil, além de aprimorar sua indústria de pesca e aquicultura, tornando-a mais sustentável e lucrativa.

Países como Portugal já demonstram como investir na economia do mar pode transformar realidades econômicas. Lá, o setor responde por cerca de 5% do PIB. Com estratégias bem definidas, Alagoas tem potencial para replicar modelos bem-sucedidos e criar novas oportunidades para a população local.

Seenemar: modelo de inovação e sustentabilidade

Marcelo Felipe Alexandre representa a Secretaria de Economia do Mar (Seenemar), a primeira no Brasil dedicada exclusivamente a esse setor. Criada em janeiro de 2023, a Seenemar tem como missão fomentar políticas públicas e criar um ambiente regulatório e de negócios sustentável e atrativo no Rio de Janeiro.

Entre suas ações de destaque estão o estímulo à produção de energia renovável no mar, como a eólica offshore, e a criação de parcerias público-privadas para dinamizar setores como transporte marítimo e turismo costeiro. A experiência da Seenemar poderá servir como inspiração para Alagoas, apontando caminhos possíveis para o desenvolvimento de políticas locais específicas que maximizem os benefícios econômicos e sociais do setor.

Palestra na Casa da Indústria: um marco para o futuro econômico

A palestra será uma oportunidade única para lideranças empresariais, políticos e acadêmicos compreenderem o potencial estratégico da economia do mar. Marcelo Felipe Alexandre apresentará uma visão ampla das possibilidades para Alagoas, destacando como o estado pode se integrar a uma tendência global de valorização dos recursos marítimos.

Com apoio do Capitão dos Portos de Alagoas (CPAL), Capitão de Fragata Rodrigo Garcia, da Diretoria da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-AL) e do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Jose Carlos Lyra de Andrade, o evento visa fortalecer o diálogo entre setores e abrir caminho para iniciativas concretas. Para Alagoas, a exploração consciente e estratégica da economia do mar pode ser o próximo passo em direção a um crescimento sustentável e competitivo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui