Em um dia memorável, 21 de julho de 2023, no Rio de Janeiro, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, foi agraciado com uma distinção honrosa. No coração da Base Aérea do Galeão, o Comandante recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, uma condecoração que homenageia destacadas personalidades civis e militares que honram o legado do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

imagem 2023 07 30 082359237

Celebração do Nascimento de Santos Dumont

A cerimônia de entrega da Medalha foi ainda mais significativa por ocorrer em uma data que celebra o nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Nascido em 20 de julho de 1873, no interior de Minas Gerais, Santos Dumont, desde cedo, se mostrou um visionário e um inovador nato. A cidade onde nasceu, hoje, orgulhosamente leva o seu nome, perpetuando a memória do Pai da Aviação brasileira.

Santos Dumont: O Legado de um Visionário

A história de Santos Dumont é marcada pela incessante busca por inovação e progresso. Em 1901, ele conquistou o céu de Paris com um balão, e cinco anos depois, no dia 7 de setembro de 1906, ele cravou seu nome na história da humanidade ao realizar o primeiro voo com um objeto mais pesado que o ar: o lendário 14 Bis. Mas o legado de Santos Dumont vai além. Ele também foi o pioneiro da navegação aérea, criou o motor de cilindros opostos, inventou o relógio de pulso, o chuveiro aquecido e os simuladores de voo, e foi o primeiro a fabricar aviões em série.

Homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira

Ao receber a Medalha Mérito Santos Dumont, o General Novaes honra não só o legado de inovação deixado por Santos Dumont, mas também os ideais que guiaram o Pai da Aviação ao longo de sua vida. O Comando Militar do Leste, diante de tudo que este insigne Patrono da Aeronáutica brasileira representa para além das fronteiras do país, presta sua solene continência a Santos Dumont, no ano do sesquicentenário de seu nascimento.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).