Em uma manifestação de reconhecimento à sua excepcional carreira na Marinha, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes, apresentou um projeto de resolução concedendo o Título de Cidadão Baiano ao comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Carlos Cambra. A honraria será entregue em uma sessão especial na ALBA, em data ainda a ser definida. Cambra, um nativo do Rio de Janeiro que atualmente reside em Salvador com sua esposa e filha, será assim oficialmente reconhecido como cidadão do estado da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Meio: A Carreira do Vice-Almirante Cambra

Aos 53 anos, o Vice-Almirante Cambra tem uma carreira impressionante na Marinha, acumulando quase 40 anos de serviço. Durante sua longa carreira, Cambra desempenhou diversas funções importantes e realizou exercícios ao longo da costa brasileira e do Atlântico Sul. Ele se destacou como oficial de superfície habilitado em Mecânica, oficial de ligação junto ao Estado-Maior do Comandante das Forças Navais do Comando Sul dos Estados Unidos, assistente na Diretoria de Aeronáutica da Marinha e no Comando do 8º Distrito Naval, secretário militar no Gabinete do Comandante da Marinha, e chefe de gabinete na Diretoria-Geral do Pessoal Militar da Marinha.

Promoção e Educação

Graças à sua notável atuação, Cambra conquistou sucessivas promoções ao longo da carreira, sendo finalmente promovido ao posto de vice-almirante em 25 de novembro de 2022. Foi designado para o Comando do 2º Distrito Naval, com sede em Salvador, por escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de sua destacada carreira militar, o homenageado possui um MBA em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou cursos de Estado-Maior para Oficiais Superiores e de Política e Estratégia Marítimas na Escola de Guerra Naval.

Um Reconhecimento Justo

As principais atribuições do 2º Distrito Naval, que engloba os territórios da Bahia e Sergipe, incluem o controle do tráfego marítimo, coordenação e provisão de apoio logístico às Forças em Operações, defesa da área em cooperação com os órgãos competentes do Exército e da Aeronáutica (Defesa dos Portos e Patrulha Naval), e realização do socorro marítimo. A concessão da Cidadania Honorária a Cambra, um “brilhante militar da Marinha do Brasil”, é, portanto, “uma homenagem de inteira justiça”, concluiu Adolfo Menezes.

Com informações da ALBA

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).