Em uma cerimônia marcante realizada no Rio de Janeiro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi agraciado com o título da Ordem do Condor Honorário. Esta honraria, de grande prestígio, é concedida a personalidades que, de alguma forma, se destacaram no apoio e contribuição para a missão do Esquadrão Condor ou que prestaram serviços notáveis à unidade aérea.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis

IMG 9673

O evento contou com a presença de diversas autoridades militares. O Oficial-General, Tenente-Brigadeiro Damasceno, presidiu a cerimônia e foi calorosamente recebido pelo Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, e pelo Comandante do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, Tenente Coronel Aviador Davidson da Silva Paiva. Além deles, estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, entre outras personalidades de destaque.

Sobre a Ordem do Condor Honorário

A Ordem do Condor Honorário é mais do que uma simples distinção. Ela carrega consigo um legado e uma história. Criada para registrar na trajetória do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte a gratidão e o reconhecimento por aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso de suas missões. Durante a cerimônia, dois novos membros foram incorporados a esta ordem: o Capitão Intendente Felipe de Oliveira Souza e o próprio Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Lembranças e Agradecimentos

IMG 9592

O Comandante da Aeronáutica, ao receber o título, fez questão de compartilhar suas memórias e a relação especial que tem com o Esquadrão Condor. Rememorando momentos de sua infância e as influências que o levaram a seguir a carreira militar, Damasceno expressou sua gratidão: “Orgulho-me de receber este título, sendo agora o Comandante da Aeronáutica. Muito obrigado, Esquadrão Condor”, concluiu o Oficial-General, em um momento de emoção e reconhecimento.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).