Por Rayane

Para aprofundar a análise sobre a questão indígena no Brasil, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcelo Augusto Xavier da Silva, abordou o tema durante palestra, nesta segunda-feira (20), em evento para os servidores civis e militares do Ministério da Defesa. A apresentação faz parte do projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG).

Durante a palestra, o presidente da FUNAI apresentou dados sobre as comunidades indígenas e a realidade fundiária no Brasil, bem como abrangeu peculiaridades, problemas e soluções. Para ele, é importante considerar: a dignidade, a pacificação de conflitos e a segurança jurídica. “Respeito à diversidade cultural; observância dos usos, costumes e tradições; além da busca do entendimento e do discernimento por meio do diálogo e consenso”, ressaltou em sua apresentação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, Marcelo Xavier reforçou, também, a necessidade do desenvolvimento de ações que elevem a qualidade de vida da população indígena. Ao falar de iniciativas já implementadas, principalmente, no enfrentamento ao coronavírus, destacou o apoio dos militares das Forças Armadas, que ajudaram a distribuir 1 milhão de cestas básicas em comunidades indígenas.

A palestra foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e contou, também, com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Chefe de Logística e Mobilização, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; e do jornalista Alexandre Garcia.

Antônio Oliveira-7.jpg

Dada a relevância atribuída ao assunto, a edição contou, ainda, à convite do Ministro, com a presença de oficiais-generais e coronéis das três Forças Singulares que atuam em setores estratégicos ligados ao tema apresentado, para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o assunto.

Caminhos da Defesa 

As palestras programadas pelo projeto prosseguem até o mês de novembro, com a participação de personalidades de renome nacional. Assim, ao longo do ciclo, oficiais-generais da ativa e da reserva, oficiais superiores da ativa, servidores civis assemelhados a oficiais-generais e demais convidados terão a oportunidade de ampliar o conhecimento e o debate sobre o tema abordado em cada evento.

Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).