Comitiva da Soamar-Rio conhece as instalações de Angra 2 no CNAAA

No dia 15 de setembro, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) apoiou na logística da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-Rio), composta por 25 integrantes, que realizou uma visita institucional às instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a visita, foi apresentada para a comitiva da Somar-Rio uma palestra sobre o processo de geração de energia nuclear brasileiro, o funcionamento e a importância atual das usinas de Angra e um pouco da história da CNAAA. O nome da usina homenageia o Vice-Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (1889-1976), cientista brasileiro, membro do Comitê de Energia Atômica da ONU, Presidente da Academia Brasileira de Ciências e criador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – então Conselho Nacional de Pesquisas).

Logo após a palestra, a comitiva visitou as instalações das obras da usina Angra 3, que tem previsão de conclusão em 2028. Na sequência, visitaram as instalações da usina Angra 2, em operação desde 2001, conhecendo o centro de controle, instalações gerais, o sistema de segurança, dados técnicos e suas turbinas, onde o vapor da água superaquecida pelo reator nuclear movimenta as hélices gerando energia elétrica.

As duas usinas nucleares já em atividade na CNAAA (Angra 1 e Angra 2) respondem, atualmente, por cerca de 2,2% de toda a energia elétrica consumida no Brasil, com projeção de crescimento.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).