O Colégio Militar de Brasília (CMB) realizou neste sábado, 29 de janeiro, a tradicional solenidade de entrada pelos portões para os 259 novos alunos do 6º ano, que é a primeira série oferecida pelo Sistema Colégio Militar do Brasil. Como parte do evento, os familiares dos alunos participaram da aula inaugural, ministrada pelo Comandante do Colégio, Coronel Luis Carlos Soares de Sousa, seguida de uma cerimônia militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura dos portões foi feita pelo aluno e pela aluna mais jovens matriculados no corrente ano, junto com a aluna mais antiga do 3ª ano. É a 43ª vez que o evento é promovido no CMB. Na sexta-feira, 28, ocorreu a solenidade de entrada de novos alunos do 7º ao 3º ano, que totalizam 281 para o ano letivo de 2022. Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, a solenidade, neste ano, foi dividida em dois dias, tendo em vista o grande número de novos alunos.

Rotina do aluno
A partir de segunda-feira, 31, todos os recém-ingressos passaram a receber, por um mês, além das matérias regulares, conhecimentos teóricos e práticos sobre a rotina do aluno do Sistema Colégio Militar do Brasil, o uso correto dos uniformes, hierarquia, respeito, disciplina, culto às tradições, valores e noções sobre o regime disciplinar do colégio.

Após esse período, os estudantes participam da cerimônia de entrega da boina, momento em que também passam a vestir a farda do colégio e a utilizar as insígnias de suas respectivas séries.

Presenças 
A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos; do Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; do Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Paulo Afonso Bruno de Melo; do General de Brigada R1 Miriano Valdoni Eder; do autor da música e letra da Canção do CMB, Vadim da Costa Arsky, e demais convidados.

Fonte: CMB

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).