Dando continuidade às festividades alusivas ao Dia da Marinha, celebrado no dia 11 de junho, e ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Marinha do Brasil realizou no dia 17 de junho, na Baía de Todos-os-Santos (BTS), a 44ª edição da tradicional “Regata Marcílio Dias”. O evento, que ocorre anualmente, é uma celebração não apenas do orgulho naval, mas também da história brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Competição Inclusiva

A regata contou com a participação de cerca de 170 embarcações e diversas modalidades competidoras. Destaque para as categorias de canoas havaianas e ‘stand up paddle’, que coloriram as águas da BTS. Pela primeira vez na história do evento, atletas com deficiência (PcD) participaram da competição, consolidando a regata como um espaço de inclusão e esporte para todos. Já no período da tarde, foi a vez dos veleiros das classes ‘oceânicos’ e ‘monotipos’ tomarem o mar.

Um Evento Náutico Cívico e Social

WhatsApp Image 2023 06 18 at 12.24.55

O Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, destacou a importância da regata. Segundo ele, o evento náutico é uma excelente oportunidade de reunir a comunidade náutica baiana e de fomentar a mentalidade marítima na comunidade baiana. Além disso, a Regata Marcílio Dias é uma forma de relembrar o heroísmo do Imperial Marinheiro Marcílio Dias e fortalecer a crença da sociedade na importância do mar para a nação.

Solidariedade em Foco

Não só a competição e o espírito marítimo foram os destaques da regata. O evento também teve um forte componente de solidariedade: foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos, doados pelos atletas no ato da inscrição. As doações serão entregues à Defesa Civil de Salvador para distribuição em comunidades carentes, mostrando que a competição vai além do esporte e se estende ao compromisso social.

Apoio e Patrocínio

A 44ª Regata Marcílio Dias contou com o patrocínio e apoio de várias empresas e organizações, demonstrando a união de diferentes setores em prol da tradição, inclusão e solidariedade. Dentre elas a Belov Engenharia; do Terminal Portuário de Cotegipe; do Yacht Clube da Bahia; do Sindicato dos Práticos da Bahia; da Sulnorte Rebocadores; do Aratu Iate Clube; do Angra dos Veleiros; da Bahia Marina; da Marina Aratu; da Wilson Sons, da MSC Shipping, da Socicam, da Campomar Náutica, da Z6 Náutica, e com o apoio institucional da Empresa Turismo Salvador (SALTUR) ; além da Associação Baiana de Stand up Paddle (ABASUP); da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) ; e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).