Santos Dumont (MG) – O Comando Militar do Leste (CML) atua em apoio à população da região de Santos Dumont e Ewbank da Câmara, cidades de Minas Gerais. No dia 8 de fevereiro, após as fortes chuvas que assolaram as regiões, as respectivas Prefeituras decretaram estado de emergência e solicitaram apoio do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em Santos Dumont, as tropas do Exército contribuíram com o resgate de cerca de 90 pessoas, entre crianças e adultos, que estavam isolados pelos alagamentos, sendo todas prontamente realocadas em locais seguros.

Em Ewbank da Câmara, o apoio foi prestado por meio do transporte de suprimentos oriundos de Belo Horizonte, além do envio de uma viatura cisterna para a população que sofreu as consequências das fortes chuvas.

Ainda em 8 de fevereiro, após uma reunião em caráter emergencial no Gabinete de Crise do Município de Santos Dumont, com o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, a Defesa Civil e outras autoridades locais, disponibilizaram o máximo dos meios existentes visando auxiliar à população, ocasião também em que ficaram definidas ações preventivas em caso de novos temporais.

O CML mantém suas tropas em permanente estado de prontidão na região, por meio da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) – localizada em Juiz de Fora e do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (4° Esqd C Mec) – localizado em Santos Dumont, onde permanecem atuando, em caráter emergencial, no apoio à população, contribuindo com o restabelecimento do bem estar e atuando de forma pró-ativa e sinérgica.

245

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).