Manaus (AM) – No período de 17 a 21 de outubro, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO) realizou o 2º Treinamento Básico de Geoinformação – 2022, para militares da Guarnição de Manaus pertencentes ao Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, capacitando 18 militares na área de geoinformação básica, totalizando 40 horas-aula de assuntos ministrados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O conteúdo apresentado abordou tópicos específicos, como Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilização das principais ferramentas do software aberto licenciado QGIS, incluindo aquisição e georreferenciamento de dados matriciais, manipulação de dados, Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) e confecção de mapa temático.

O 4º CGEO cumpre sua missão finalística de mapear a Amazônia dentro de sua área de responsabilidade, e também busca difundir o conhecimento técnico, capacitando e aperfeiçoando militares das Forças Armadas e integrantes dos demais Órgãos de Segurança Pública. O objetivo é permitir que os instruendos estejam em condições de usar a geoinformação como ferramenta no apoio ao planejamento e execução de suas missões, no âmbito de suas respectivas atribuições e responsabilidades.

Fonte: 4º Centro de Geoinformação
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).