O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) em Lagoa Santa (MG), realizou uma cerimônia militar significativa em 7 de dezembro, celebrando a formatura de 132 novos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Estes oficiais, oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) de 2023 – Turma Mollitiam, estão prontos para atuar nas diversas Organizações da FAB em todo o país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Liderança e Compromisso

i2312716520409409

Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, a cerimônia destacou a transição dos militares de Graduados a Oficiais. O Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, Comandante do CIAAR, ressaltou a importância da missão dos novos oficiais em suas futuras atribuições por todo o Brasil.

Reconhecimento e Excelência

2 22

A primeira colocada da turma, Tenente Especialista em Serviços Administrativos Tatiana Siqueira Sôares, foi honrada com o Prêmio Força Aérea Brasileira, além do Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, evidenciando a excelência acadêmica e o comprometimento dos formandos.

Celebração e Tradicionalismo

2 32

A cerimônia também incluiu a entrega de espadas, o compromisso perante a Bandeira Nacional e um desfile da tropa. Esses momentos simbolizam o respeito, a disciplina e a honra que definem a FAB e seus integrantes.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).