A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) celebrou o Dia do Especialista de Aeronáutica com uma apresentação musical na noite de 29 de março. O evento, promovido pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), aconteceu no Teatro da Poupex, em Brasília (DF). A ocasião contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades militares e civis.

Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a importância de homenagear os Especialistas através da música e elogiou o mestre da Orquestra, Tenente Rezende, pelo seu amor à música e às pessoas que compõem a OSFAB.

230329FIG0867 Samuel Figueira

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A apresentação contou com 70 músicos e um repertório que variou do erudito ao popular. De forma inédita, a Orquestra também foi integrada por gaitas de fole e executou “Amazing Grace”, uma das composições mais famosas do mundo.

O Regente da Orquestra, Tenente Especialista em Música Paulo César Ramos Rezende, afirmou que a apresentação foi uma oportunidade única para homenagear os Especialistas da Força Aérea Brasileira através da música. Além disso, o evento contou com a participação dos músicos da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) que também tocaram gaitas de fole.

Os presentes garantiram que a apresentação foi emocionante e cativante do início ao fim. A OSFAB é a primeira e única orquestra das Forças Armadas Brasileiras, composta por 125 militares, e tem como missão principal realizar apresentações musicais em âmbito nacional e internacional, a fim de difundir a imagem institucional da FAB.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).