Pistoia (Itália) – No dia 2 de novembro foi realizada a cerimônia em homenagem aos militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) mortos em ação no decorrer da II Guerra Mundial (II GM). A atividade transcorreu no Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), localizado na Província de Pistoia/Itália. A atividade foi presidida pelo Embaixador do Brasil na Itália, Malta e San Marino, o Sr Helio Vitor Ramos Filho e contou com as presenças de inúmeras autoridades brasileiras, tais como a do Embaixador Luiz Cesar Gasser, Cônsul Geral do Brasil em Roma; do Prefetto de Pistoia, Dra Licia Donatella Messina, do Sindaco de Pistoia, Dr Alessandro Tomasi, do Sindaco de Montese, Sr Matteo Deluca, do Sindaco de Vergato, Sr Giuseppe Argentieri, do Bispo Monsenhor Fausto Tardelli, do Comandante do 183º Rgto Pqdt, Coronel Alessandro Vivarelli, do Coronel Aviação Luciano Cantuária Pietrani, Adido de Defesa e Aeronáutico, do CMG Gustavo Pazinato da Cunha, Adido Naval e do Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, Adido do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao final da cerimônia, foi ofertada uma caixa contendo terra recolhida onde foram sepultados os Pracinhas brasileiros ao Embaixador Helio Ramos em virtude do reconhecimento das Aditâncias Militares pela presença, atenção e dedicação dessa autoridade para com o Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia.

A cerimônia no Monumento Votivo Militar Brasileiro foi precedida de uma solenidade análoga conduzida pela Comune de Pistoia junto ao Cemitério Comunal da cidade, cuja finalidade foi a de celebrar a memória dos combatentes italianos mortos em guerras e em missões de paz.

Fonte: Aditância do Brasil na Itália

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).