Flag map of Ukraine, following the loss of the Crimean peninsula to Russia in 2014

A embaixada dos Estados Unidos na Rússia aconselha os seus cidadãos a deixarem o país imediatamente devido à guerra na Ucrânia e ao risco de prisão ou perseguição injusta por parte das agências de aplicação da lei russas. “Cidadãos americanos residentes ou viajando na Rússia devem partir imediatamente”, alertou a embaixada. “É importante tomar precauções devido ao risco de detenções injustas.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os EUA têm feito alertas repetidos para que seus cidadãos abandonem a Rússia, com o último aviso público ocorrendo em setembro após o presidente Vladimir Putin ordenar uma mobilização militar parcial. A embaixada afirma que os serviços de segurança russos prenderam cidadãos americanos com acusações falsas, negaram-lhes um julgamento justo e transparente e os condenaram em julgamentos secretos sem apresentar provas confiáveis.

As autoridades russas também têm agido de forma arbitrária contra trabalhadores religiosos e cidadãos americanos, abrindo investigações criminais questionáveis contra esses cidadãos. Em janeiro, o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia anunciou que abriu um processo criminal contra um cidadão americano por suspeita de espionagem. “Não viajem para a Rússia”, recomendou a embaixada.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).