Os Navios-Patrulha Babitonga (P-63), Benevente (P-61) e Maracanã (P-72) da Marinha do Brasil, durante sua estadia no Porto de Montevidéu como parte da Comissão DIPLOMEX 2023, receberam a visita de importantes autoridades do Uruguai. Este encontro promoveu uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre as duas nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção de Autoridades Locais e Brasileiras

O Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, recepcionou figuras proeminentes como o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García, o Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, e o Comandante em Chefe da Armada Uruguaia, Almirante Jorge Wilson Menendez. Outras autoridades relevantes, incluindo o Adido de Defesa e Naval no Uruguai, Capitão de Mar e Guerra Manoel Oliveira Pinho, também estiveram presentes.

Objetivo da Comissão DIPLOMEX-2023

Comandante do 5oDN recebe a bordo do NPa Maracana o Ministro da Defesa do Uruguai

A Comissão “DIPLOMEX-2023” teve como finalidade principal a participação da Marinha do Brasil nas comemorações do Dia da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU), celebrado em 15 de novembro. Este evento representou uma oportunidade significativa para a Marinha do Brasil demonstrar sua capacidade naval e estreitar os laços com a Armada Uruguaia.

Fortalecimento das Relações Navais Bilaterais

As visitas às embarcações brasileiras por autoridades do Uruguai e do Brasil fortaleceram as relações navais e diplomáticas entre os dois países. Este intercâmbio de experiências e conhecimentos é crucial para o desenvolvimento das forças navais e a cooperação mútua em questões de segurança marítima e defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).