No dia 5 de abril, o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) no Rio de Janeiro foi palco de uma cerimônia marcante para a Força Aérea Brasileira (FAB), durante a qual o Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves transmitiu o cargo de Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) ao Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes. Esta ocasião também serviu para celebrar a aposentadoria do Major-Brigadeiro Cloer, que concluiu sua exemplar carreira militar após 36 anos de serviço dedicado à FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Homenagens

imagem 2024 04 15 182113561

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, além de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, oficiais-generais, autoridades civis e militares, e outros convidados distinguidos. Durante o evento, homenagens foram prestadas ao Major-Brigadeiro Cloer, reconhecendo suas contribuições significativas ao sistema de saúde da Aeronáutica e sua dedicação inabalável ao serviço.

Palavras de Despedida e Reconhecimento

Em seu discurso de despedida, o Major-Brigadeiro Cloer refletiu sobre sua jornada, mencionando a realização de seus sonhos de infância e sua carreira na medicina militar. “Hoje sou um homem plenamente realizado também pelas asas da Força Aérea Brasileira”, expressou com emoção. Por sua vez, o Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou a importância vital da DIRSA para a saúde e o bem-estar dos militares e suas famílias, elogiando o papel protagonista do Major-Brigadeiro Cloer na modernização e avanço da saúde dentro da instituição.

Transição de Comando

A transmissão do cargo foi simbolizada pelo arriamento da insígnia de Major-Brigadeiro, entregue ao Major-Brigadeiro Cloer pelas mãos da Capitão Especialista em Serviços Hospitalares Kelly Campos da Silva Tavares e pela Major Médica Lissandra Hiotte Pacheco, refletindo o respeito e a estima que o oficial-general conquistou ao longo de sua carreira. Essa mudança marca uma nova era para a DIRSA sob a liderança do Major-Brigadeiro Laerte, que assume o compromisso de continuar o legado de excelência e inovação.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).