Militares em exercício na USEXA

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) realizou, entre os dias 04 e 14 de abril, o adestramento conjunto com o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE). Na ocasião, foram realizadas instruções na área do Centro Experimental de Aramar (CEA) e um exercício na Usina de Hexafluoreto de Urânio (USEXA). Estiveram presentes nas atividades o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR); o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR); o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR-MB) e o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante as instruções, foram utilizados conhecimentos de Operações nas Plantas Químicas e Nucleares do CEA, abordagem e posicionamento de equipes para entrada em compartimentos, emprego de Cães de Guerra na Equipe Tática, entre outros. Já o exercício na USEXA realizou adestramento de Retomada de Instalação e Controle de Emergência NBQR, por meio de simulações de invasão, estabelecimento de Pontos de Bloqueio e Descontaminação, varredura de instalações, acionamento do Grupo de Reação Imediata e emprego do Grupo Especial de Retomada e Resgate.

blank
Emprego de Cães de Guerra na Equipe Tática

O adestramento conjunto realizado entre CTMSP e ComFFE teve como principal objetivo treinar os militares e auxiliar a missão do BtlDefNBQR-ARAMAR de prover segurança física às instalações do CEA e executar ações de controle de emergências NBQR, contribuindo para a interoperabilidade das diversas unidades da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em prol do Programa Nuclear da Marinha (PNM).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).