blank
Militares em exercício na USEXA

Google News

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) realizou, entre os dias 04 e 14 de abril, o adestramento conjunto com o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE). Na ocasião, foram realizadas instruções na área do Centro Experimental de Aramar (CEA) e um exercício na Usina de Hexafluoreto de Urânio (USEXA). Estiveram presentes nas atividades o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR); o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR); o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR-MB) e o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Durante as instruções, foram utilizados conhecimentos de Operações nas Plantas Químicas e Nucleares do CEA, abordagem e posicionamento de equipes para entrada em compartimentos, emprego de Cães de Guerra na Equipe Tática, entre outros. Já o exercício na USEXA realizou adestramento de Retomada de Instalação e Controle de Emergência NBQR, por meio de simulações de invasão, estabelecimento de Pontos de Bloqueio e Descontaminação, varredura de instalações, acionamento do Grupo de Reação Imediata e emprego do Grupo Especial de Retomada e Resgate.

blank
Emprego de Cães de Guerra na Equipe Tática

O adestramento conjunto realizado entre CTMSP e ComFFE teve como principal objetivo treinar os militares e auxiliar a missão do BtlDefNBQR-ARAMAR de prover segurança física às instalações do CEA e executar ações de controle de emergências NBQR, contribuindo para a interoperabilidade das diversas unidades da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em prol do Programa Nuclear da Marinha (PNM).