Oficiais do CTMSP integraram o setor nuclear durante o Exercício “Guardião Cibernético 3.0”

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) participou, entre os dias 5 e 7 de outubro, do Exercício “Guardião Cibernético 3.0”, que simula atividades práticas de proteção cibernética em plataformas virtuais. Nele, os participantes precisam tomar decisões em tempo real, oportunizando-se assim o treinamento das equipes em um cenário fictício, sendo a do CTMSP uma das representantes do setor nuclear.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A simulação consistiu em um ataque cibernético dirigido a uma planta nuclear de potência, cuja operação é simulada em um ambiente virtual desenvolvido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Agência Internacional de Energia Atômica.

Em sua terceira edição, o exercício é realizado anualmente pelo Ministério da Defesa. Sua concepção faz parte da estratégia de segurança cibernética nacional. Na versão 2021, o “Guardião Cibernético” teve cerca de 350 participantes das mais diversas organizações públicas e privadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).