Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo participa do Exercício “Guardião Cibernético 3.0”

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) participou, entre os dias 5 e 7 de outubro, do Exercício “Guardião Cibernético 3.0”, que simula atividades práticas de proteção cibernética em plataformas virtuais. Nele, os participantes precisam tomar decisões em tempo real, oportunizando-se assim o treinamento das equipes em um cenário fictício, sendo a do CTMSP uma das representantes do setor nuclear.

A simulação consistiu em um ataque cibernético dirigido a uma planta nuclear de potência, cuja operação é simulada em um ambiente virtual desenvolvido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Agência Internacional de Energia Atômica.

Em sua terceira edição, o exercício é realizado anualmente pelo Ministério da Defesa. Sua concepção faz parte da estratégia de segurança cibernética nacional. Na versão 2021, o “Guardião Cibernético” teve cerca de 350 participantes das mais diversas organizações públicas e privadas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas