Rio de Janeiro (RJ) – O 1º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (1º CGCFEx) realizou, entre os dias 8 e 10 de novembro, o 1º Simpósio de Controle Interno, versando sobre “Governança e gestão de riscos no setor público”. O objetivo do simpósio é  apresentar as melhores práticas de governança e gestão de riscos aplicadas pelas instituições de controle externo e interno, demais órgãos da administração pública federal, visando fomentar melhoria da gestão das unidades gestoras, permitir sedimentar e aprimorar conhecimentos já consagrados, bem como promover a absorção de novas idéias e tendências, por meio da abordagem de temáticas de extrema relevância e criticidade para o controle interno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A capacitação foi direcionada aos ordenadores de despesas, demais agentes da administração das unidades gestoras apoiadas (UGA), militares do 1º CGCFEx que trabalham na área de auditoria e demais órgãos civis e militares das demais Forças, alinhando-se com a missão do Centro de acompanhar e orientar, prestando o máximo de apoio para o aumento do poder de combate das 63 unidades gestoras apoiadas e 112 organizações militares do Rio de Janeiro.

Em suas palavras de abertura, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, abordou a importância do controle interno na melhoria da gestão das organizações militares e seus resultados. Em seguida, o Secretário de Controle Interno do Ministério da Defesa, Vice Almirante Luiz Roberto Basso, fez uma palestra sobre a contribuição da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (CISET/MD) para o aperfeiçoamento dos trabalhos dos Centros de Controle Interno da Forças.

O evento contou com a participação de representantes da Secretária de Controle Interno do Ministério da Defesa, Centro de Controle Interno da Marinha do Brasil, Centro de Controle Interno da Aeronáutica, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, da Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio de Janeiro, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

A atividade foi realizada no auditório do 1º CGCFEx e contou com transmissão online para todo o Brasil. O material de apoio encontra-se disponibilizado na intranet do 1º CGCFEx, no endereço http://intranet.1cgcfex.eb.mil.br/index.php/eventos.

Fonte: 1º CGCFEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).