O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) celebrou no dia 17 de novembro de 2022 a solenidade militar alusiva ao seu 51° aniversário. A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também estiveram presentes o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais, General de Divisão Alexandre de Almeida Porto; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; entre outros Oficiais das diversas Instituições que integram a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro.

i22112913453308831Na celebração foram entregues certificados e condecorações em homenagem e reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam a contribuir com o bom funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), entre eles o Major Aviador Fernando Lopes Da Silva, da Academia da Força Aérea; o Major Aviador Diogo Pinheiro de Albuquerque, do Comando de Preparo; e  o Sargento José Carlos Rosa Filho, do Comando de Preparo.

Foi agraciado, também, com a entrega da Medalha Militar, com passador de ouro, fazendo jus aos militares com 30 anos, o Coronel Aviador Robson Alexandre Flores da Silva. O Major Aviador Fernando Ferreira Pitrez Lombardi, Major Aviador Tiago Soares Bento, Major Aviador Leandro Richard Hilário e Major Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo receberam a medalha de 20 anos de bons serviços prestados.

Os contemplados com o Mérito SIPAER foram o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, 40 anos – platina e Tenente-Coronel Gizza Aparecida Rodrigues de Brito, 20 anos – prata, além do Suboficial Luiz Gustavo Bustamante Delmonte; Suboficial Carlos Antonio da Silva; Suboficial Marcio Marcelo Cunha da Silva; Suboficial Victor Sanches Morais Lana; Sargento Amilson Alexandre Alves Américo de Araújo; e Sargento João Cesário Freire Ribeiro, que receberam a homenagem de dez anos – bronze. O destaque funcional foi para a Sargento Bianca Fernandes Cavalcanti.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ao pronunciar as palavras da “Ordem do Dia” enalteceu o gigantesco desafio deste Centro em tornar seguro o transporte aéreo de toda sociedade, e ainda preservar meios materiais e humanos da Força Aérea. “Ao completar 51 anos de existência, o CENIPA continua a cultuar os valores que o tornaram referência nacional e internacional: integridade, transparência, respeito, independência, credibilidade e excelência” completou.

i22112913453301938Criado pelo estado brasileiro, em 1971, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tem como objetivo oferecer o melhor de seus serviços na prevenção e na investigação de acidentes aeronáuticos, atuando como órgão central e normativo do SIPAER. “Sinto-me honrado e agradecido pelo privilégio de liderar virtuosos homens e mulheres e estar à frente desta valorosa organização pautada na serenidade nos momentos de crise, profissionalismo em todas as atividades, estabilidade institucional, relacionamento harmônico com as demais organizações e sobretudo foco no nosso objetivo maior, a prevenção de acidentes”, proferiu o Brigadeiro Moreno.

Um dos destaques do aniversário desse ano foi o Coronel Aviador Franz Luiz Matheus, que recebeu uma homenagem pelos seus 40 anos de atuação em prol da segurança da aviação militar e civil brasileira ao longo da sua carreira.

Fotos: P. Silva / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).