Navios da Marinha ficarão na Escadinha da Estação das Docas para visitação pública gratuita

A Marinha do Brasil planeja uma celebração marcante em Belém, no Pará, em alusão ao “Dia da Marinha”, comemorado em 11 de junho. Esta data celebra a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865, um dos eventos decisivos da Guerra da Tríplice Aliança. Os eventos gratuitos programados para esta celebração, que ocorrerão de 10 a 15 de junho, incluem visitação pública a navios-patrulha, uma corrida temática, apresentações musicais e uma cerimônia militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visitação Pública a Navios-Patrulha

No primeiro fim de semana de comemorações, 10 e 11 de junho, dois navios-patrulha estarão abertos à visitação pública: o “Bocaina” e o “Guarujá”. Incorporados à Marinha do Brasil em 1998 e 1999, respectivamente, os navios são equipados com canhões de 40mm e metralhadoras, possuindo tamanhos e especificações variados. A visitação ocorrerá no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 10h às 14h.

Corrida da Batalha Naval do Riachuelo

A Corrida da Batalha Naval do Riachuelo é um evento esportivo planejado para o dia 11 de junho. Promovido pelo 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, a corrida terá largada às 6h, em frente ao prédio histórico do Comando do 4° Distrito Naval, no bairro da Cidade Velha. O percurso de 10 km passará por pontos turísticos significativos de Belém, incluindo o Portal da Amazônia, o Complexo Feliz Lusitânia e o Centro Arquitetônico de Nazaré.

Apresentações Musicais e Cerimônia Militar

Outro destaque na programação é a apresentação da Banda de Música do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, que ocorrerá no dia 11 de junho, às 19h, no Shopping Bosque Grão-Pará. No repertório, canções militares e clássicos da música popular.

Já no dia 15 de junho, será realizada a cerimônia militar de imposição da Medalha Ordem do Mérito Naval, honraria que premia militares e personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil. A cerimônia ocorrerá no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.

Essas celebrações marcam a importância do Dia da Marinha para a cidade de Belém e para o Brasil, reconhecendo a contribuição da Marinha para a história e a segurança do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).